[resenha] Eu e o silêncio do meu pai por Caio Ritter

Eu e o silêncio do meu pai
Eu e o Silêncio do Meu Pai
Autor: Caio Ritter
Páginas: 100
Editora: Biruta
Mais informações: Site Oficial



Transformar-se em gente não é tarefa fácil. O menino muito sofreu, muito chorou. Olhava o pai e não entendia por que seu pai não era como os outros tantos pais:  homens de palavras, homens de carinhos, homens de festa. Não. Seu pai era silencioso, triste. Seu olhar era distante, seu passo era trôpego, seu carinho era vago. Assim, o menino teria que aprender a amar esse pai. Teria que aprender a conversar com esse pai.







Não sei muito como começar essa resenha. Pode-se dizer que sim, é um livro poético. Sim, é peculiar. É algo fino e enigmático. Caio Ritter nos apresenta um pouco de sua história e perspectiva do mundo na sua infância. Como o mundo pode não ser do jeito que imaginamos e nem as atitudes das pessoas que consistem nele.

Como será não entender muito bem as atitudes de seu pai? Estar perto, mas distante é algo confuso e triste. Avassalador aos corações pequenos, que ainda não conhece muito bem o mundo. Ter um pai não tão presente assim, é decepcionante, e no livro Eu eu o silêncio do meu Pai vemos uma história peculiar.

Caio nos conta com sutilidade, um pouco de sua história. Em frases poéticas, refletimos sobre nossa vida e trazemos para nós, uma bela reflexão. A identificação é total, deixando a linha entre o livro e o leitor, ténue. Conhecemos os variados tipos de sentimentos que permeiam o coração de uma criança que aos poucos vai desfrutando de puros sentimentos e compaixões.

Ter um pai alcoólatra e distante, é muito significativo para o filho caçula - entre os 7 irmãos. Ao decorrer do livro conhecemos mais dessas história tocante. Caio trás um livro rico em sentimentos, e com sua escrita sagaz, desperta interesse ao leitor conhecer mais de sua história.

Ratificando, o livro é sim muito bom! Diferente dos demais em que estamos acostumados a ler, aqui vemos um livro mais poético, auto-biográfico. Mas em geral, um ótimo livro!

11 comentários:

  1. Parece ser um livro realmente interessante. Já entrou na lista dos livros que eu quero comprar. Primeira vez que visito o blog. Adorei. Seguindo.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tom! Obrigado pela visita. O livro tem uma linguagem mais poética, mas recomenda muito!

      Excluir
  2. Não conhecia este ainda, mais sua resenha me deixou bastante interessada nele. Acho tão bom ler livros que tenham em sua escrita uma linguagem poética, deixa tudo mais leve de se ler.
    Já vou coloca-lo em minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dany! O livro é bem sensível e poético. Ótima leitura.
      Obrigado pela visita. Beijos

      Excluir
  3. Oie Lucas,
    não conhecia esse livro e confesso que a capa não me agradou. Não sei se leria, definitivamente não é meu estilo de leitura.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa! Achei a capa bem distinta mesmo, mas é linda. Tudo a ver com a premissa do livro! Bjs

      Excluir
  4. Eu já li um livro da Biruta com uma capa semelhante - A Última Carta - e gostei. Acho que também eu iria gostar deste, que me chamou a atenção.

    Abraços, Joshua Guimarães
    Blog Pensamentos do Joshua - pensamentosdojoshua.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joshua! Os livros dessa coleção tem capas lindas, estou bem curioso para o próximo!

      Obrigado pela visita =)

      Excluir
  5. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Não conhecia o livro , e não me interessei muito .
    Posso até ler , mas a capa ... Não me atraiu muito :(
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Poly! Que saudades...
      Poxa, que pena que o livro não te atraiu, mas recomendo que leia quando estiver no clina poético haha' Beijão!

      Excluir
  6. Quando comecei a ler a resenha fiquei pensando se gostaria de ler um livro poético, mas depois me encantei, parece ser mesmo uma história muito tocante. Gostaria de conhecer mais, gostei.

    ResponderExcluir