[resenha] O Labirinto dos Ossos por Rick Riordan

O Labirinto dos OssosRick Riodan.
O Labirinto dos Ossos.
Editora: Ática.
Páginas: 240.
Categoria: Infanto-Juvenil.
ISBN: 9788508126910.
Comprar: Saraiva.
Estrelas: 4 estrelas.


Imagine se você descobrisse que faz parte de uma família de personalidades que mudaram a história. E imagine se, no minuto seguinte, você tivesse que escolher entre herdar um milhão de dólares ou a primeira de 39 pistas para encontrar o maior tesouro do mundo. Essa é a decisão que os órfãos Amy e Dan Cahill devem tomar em apenas cinco minutos. Os irmãos queimam seus cheques e se lançam na busca das 39 pistas. O que eles nem imaginam é que seus maiores inimigos serão os próprios Cahill, uma família dividida em clãs e capazes de qualquer trapaça para chegar ao tesouro.


Olá pessoas! Hoje vim contar uma história que peguei por acaso procurando um livro que fosse leve, divertido e ao mesmo tempo interessante e envolvente. Parece que acertei em cheio! Infelizmente, ainda não tinha lido nada do Rick Riordan, e por isso não posso comparar. Mas posso dizer que amei sua escrita.

“VOCÊS FORAM ESCOLHIDOS como os que têm mais chances de sucesso na maior e mais perigosa empreitada de todos os tempos, uma busca de importância vital para a família Cahill e para todo o planeta.”

A princípio somos apresentados aos irmãos Amy e Dan Cahil, que tendo perdido seus pais durante a infância, acabam de perder também a avó, única que ainda podiam considerar como “família”. Toda a família aparece para o enterro (gente que eles geralmente viam somente uma vez no ano quando a avó os reunia), e no lugar da herança que poderia ter deixado para trás, a avó deixa uma competição, onde apenas 30 integrantes da família são convidados e eles podem escolher entre aceitar o desafio de encontrar 39 pistas para encontrar o maior tesouro da terra ou receber 1 milhão de dólares.

"- Trinta e nove é um número legal. É 13 vezes 3. Também é a soma de cinco números primos seguidos: 3, 5, 7, 11, 13. E, além disso, se você somar as primeiras três potências de 3, 3¹ mais 3² mais 3³, a soma dá 39. - disse Dan."

Amy e Dan vacilam por um momento, mas decidem pela 1ª pista, abrindo mão de 2 milhões de dólares e partindo para uma aventura completamente insana e perigosa, com seus familiares malucos de personalidades distintas. Não podendo partir sozinhos, contam com a ajuda de sua “au pair” Nellie, que parte com eles à Paris sem desconfiar de nada, mas depois acaba entrando na disputa com a família Cahill atrás de novas pistas e aventuras.
A história em sua maioria é narrada em Paris, pois a primeira dica trata-se de ninguém menos que Abraham Lincoln, e eles seguem por lugares que foram importantes em busca de dicas para a próxima pista. O livro nos conta a história de maneira rápida, e ao mesmo tempo divertida. Vivenciamos cada momento com os personagens, tanto as vitórias quando algo dá certo quanto as derrotas e os momentos de desespero (como quando as outras equipes tentam matá-los, por terem sido os preferidos da avó Grace, e acharem que eles possuem certas vantagens).

Com a leitura do livro vemos que todas as pessoas que já influenciaram no mundo são Cahill e que essa família imensa e famosa é dividida entre quatro clãs: Ekaterina, Tomas, Janus e Lucian. Embora não saibamos a qual clã Dan e Amy pertencem, vamos descobrindo aos poucos as personalidades dos pertencentes de cada clã.

O término do livro é marcado por muitas perguntas sem respostas, e somente uma dica para a próxima pista: será sobre Mozart. Apesar de Amy e Dan, 14 e 11 anos, serem super infantis pela idade, são uma ótima dupla e conseguem resolver as pistas de maneira realmente notável.

A série tem uma iniciativa legal de cada livro ser escrito por um autor, e isso foi o que me deixou mais curiosa. Afinal, cada autor vê seus personagens de uma forma e estou doida para conhecer novas aventuras dos irmãos Cahill de outros pontos de vista.


8 comentários:

  1. Sou doida por começar a ler essa série, mas nunca encontro os livros em um preço acessível. Além de que, ela é super comprida.
    Mas gosto muito da ideia dela!!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho eles em PDF. Encontrei por acaso no Kindle, graças à um amigo fofo que me deu um pen drive lotado de e-books *----*
      Adorei a série ><'
      Mas tenho tanta coisa pra ler que abandonei Amy e Dan um pouquinho :D
      Obg por comentar!
      Beeijo.

      Excluir
    2. Carol compro o Kindle ele é caro mais vale a pena ele tem varios livros e o maior preço dos livros do Kindle se eu nao me engano é R$5,00.

      Excluir
  2. Oi, eu adoro essa série!
    É realmente demais a medida que você vai acompanhando e vendo Amy e Dan amadurecerem. Adoro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Sim. E é super legal por cada autor ter sua forma de vê-los e claro, retratá-los (:
      É no mínimo, uma série cativante.
      Obg por comentar (:
      Beeijo.

      Excluir
  3. Adorei!! Tenho maior curiosidade pra ler essa série, parece ser bem legal.
    Parabéns pela resenha.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá!não tinha visto ainda essa saga de Rick Riordan,já li a de Percy Jackson,que é maravilhosamente incrível!gostei de ter conhecido mais uma,mas tenho mais duas outras sagas que tenho vontade de ler do mesmo autor!O problema é que não são tão baratinhas..Bjos'

    ResponderExcluir
  5. Tô louquinha pra ler a série, mas o problema é que ela é gigante! E como uma amiga já me idsse que a leitura é muito facil e viciante e que eu vou querer ler um atrás do outro, acabo deixando pra ler nas ferias!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir