|| RESENHA || Melancia por Marian Keyes

Melancia

Foi demais da conta para Claire o dia do nascimento da sua filha. Ao acordar no quarto do hospital depara com o marido olhando-a na cama. Deduzindo tratar-se de algum tipo de sinal de respeito, ela nem suspeita de que ele soltará a notícia da sua iminente separação: “Ouça, Claire, lamento muito, mas encontrei outra pessoa e vou ficar com ela. Desculpe quanto ao bebê e todo o resto, deixar você desse jeito...” Em seguida, dá meia-volta e deixa rapidamente o quarto. De fato, ele sai quase correndo. Com 29 anos, uma filha recém-nascida nos braços e um marido que acabou de confessar um caso de mais de seis meses com a vizinha também casada, Claire se resume a um coração partido, um corpo inteiramente redondo, aparentando uma melancia, e os efeitos colaterais da gravidez, como, digamos, um canal de nascimento dez vezes maior que seu tamanho normal! Não tendo nada melhor em vista, Claire volta a morar com sua excêntrica família: duas irmãs, uma delas obcecada pelo oculto, e a outra, uma demolidora de corações; uma mãe viciada em telenovelas e com fobia de cozinha; e um pai à beira de um ataque de nervos. Depois de muitos dias em depressão, bebedeira e choro, Claire decide avaliar os prós e contras de um casamento de três anos. E começa a se sentir melhor. Aliás, bem melhor. É justamente nesse momento que James, seu ex-marido, reaparece, paea convence-la a assumir a culpa por te-lo jogado nos braços de outra mulher. Claire irá recebê-lo, mas lhe reservará uma bela surpresa...


3/5 estrelas - Livro Bom.


Primeiro, quero ressaltar que me interessei por Marian Keyes graças a algumas resenhas que vi em blogs, e depois pesquisando preços descobri que os livros dela eram absurdamente caros. Poxa vida, 60 reais em um livro?! Deviam ser muito bons! E foi assim que em uma promoção linda do Submarino acabei comprando um Box contendo Melancia, Casório e Tem Alguém Aí? e logo em seguida, parti para a leitura de Melancia, que era o citado como “sucesso” na capa dos demais.

Cara, que decepção logo a princípio. Acho que fui com muita sede ao pote, tenho certeza que minhas expectativas estavam muito altas, e talvez por isso, não tenha apreciado tanto a leitura desse livro. Ok ok, devo reconhecer que a escritora tem um jeitinho todo dela de escrever que nos faz ficar preso à história. Entretanto, Melancia não é nem de longe um livro que podemos chamar de divertido. Poxa vida, Claire é chata! Tudo bem, vamos entender. Ela foi abandonada pelo marido logo após o nascimento da filha (literalmente, já que foi abandonada ainda no quarto do hospital), abandonou apartamento, amigos e emprego, e voltou para a Irlanda, na casa dos pais. 

“ Minha adrenalina começava a bombear todas as vezes em que eu chegava a cem metros de distância de uma livraria. Amava os livros. O toque deles e seu cheiro. Uma livraria para mim era como uma Caverna de Aladim. Mundos e vidas inteiros podem ser encontrados logo atrás das capas lustrosas. E tudo o que você precisa fazer é olhar.”
E ali começa a história de uma mulher que passa os dias na cama, pensando e repensando em coisas inúteis e sem um mínimo de importância, por exemplo, em como é coitada por ter sido abandonada, como será a vida da coitadinha filhinha sem um pai por perto, e depois em todos os defeitos que possui (ou acha possuir) para encontrar uma razão que justifique abandono que sofreu.

Entendo que a história de Claire, seus pensamentos, suas incertezas, seus medos e tudo mais, são típicos de nós mulheres, e claro que há momentos em que podemos nos identificar bastante com ela, mas Keyes pecou um pouco batendo na tecla da depressão e deixando muitas páginas para narrações dispensáveis.


 “ - Ouça, Adam - gaguejei. - Sinto muito, realmente, mas não sabia...
- Também sinto - disse ele. - Esqueço o tempo todo o que você passou. Você foi muito magoada. Quem poderia culpá-la por pensar que somos todos uma porção de filhos da puta, com duas caras?
Meu herói, pensei, derretendo-me toda.”
MAAAS, vamos falar de algo bom no livro? Adam. Ah, Adam... Não sei como Claire (chata como uma porta) consegue conhecer e se dar bem com alguém como Adam, porém isso acontece para alegria do leitor. Afinal, algo bom tinha que acontecer na vida dessa mulher né?! E é quando conhece Adam que a leitura (finalmente!) flui. Aí sim as piadinhas de Marian nos arrancam risos e o livro nos dá vontade de ler. A parte ruim é que até chegar nessa parte, qualquer um já quer esganar a Claire e ponto final. Mas não é só por causa do Adam que o livro me chamou a atenção (juro!), mas também pelo modo como a autora nos alerta para que não sejamos como Claire, ou que saibamos dar a volta por cima e recomeçar, como ela fez (por mais que tenha demorado). Sabemos que o mundo possui muitos tipos de James e Adam, e temos que abrir os olhos para não nos decepcionarmos e haver um arrependimento futuro.

“ Porque quando o mundo acabar e tivermos descartado nossas mortais perturbações e estivermos todos no Céu, quando o tempo deixar de existir e formos puros espíritos e tivermos uma vida eterna, toda dedicada a contemplar o Todo-Poderoso, eu ainda vou precisar de uma barra de chocolate todas as manhãs, às onze horas.”

Não é um livro que recomende com entusiasmo, mas também não é algo que eu diga por aí que não presta. Eu me decepcionei, mas não acho que vá ser assim com todo mundo. Dê uma chance a Marian Keyes ou a Claire, e se isso não funcionar leia pela coitadinha da Kate que foi abandonada pelo pai após o nascimento e tem a mãe mais chata que uma porta e mais imatura que qualquer criança. E se isso ainda não der certo, leia pela Família Walsh, essa sim arrancará de você ótimas gargalhadas!



33 comentários:

  1. A sinopse ia bem, pra mim, apesar de nunca ter lido a autora... até sua resenha esclarecedora me avisar que o terreno não é firme, rsrs...
    Realmente deve ser assim que nos sentimos no momento mais frágil de nossas vidas, a pós-maternidade imediata. Cheias de medos e inseguranças com tudo! E ainda essa com o marido sacana?
    Que bom que o livro melhora com Adam e fica o recadinho: meninas, levantem o bumbum da cama e deem a volta por cima!
    Fiquei curiosa com o que ela vai aprontr, rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, não se deixe levar por esta resenha ou por este livro.
      Adoro os outros livros da autora, até pretendo resenhá-los em breve *-*
      Adam é fofo ><'
      Dá até vontade de ir pra Irlanda. E devo dizer, a família Walsh é muuuito show de bola :P

      Excluir
  2. Eu tenho Melancia na minha estante e comecei a ler mas achei muuito chato e parei..
    Depois vou tentar ler novamente.
    ótima Resenha.. =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que tome coragem um dia, e persista. O livro não é de todo ruim (:
      Obrigada *-*

      Excluir
  3. Eu li o livro e confesso que também não achei tão engraçado quanto me falaram que seria, mas mesmo com isso e eu tendo demorado meses para terminar é um livro bom.

    ResponderExcluir
  4. Oi, eu tive um caso de amor e ódio com Melancia. Eu comecei a lê-lo naquela edição de bolso, mas como o começo é extremamente chato, e eu não curto a edição de bolso, abandonei. Aí meses depois emprestei da minha prima e li. E ali a leitura foi. E é bem isso que você falou, o livro fica bom a partir do momento que ela conhece o Adam.
    Os livros da Marian tem isso de fazer rir, mas ter um assunto tabu na sociedade, gosto do estilo dela.
    Tente ler Férias, que é com a irmã da Claire, Rachel, é mais engraçado.
    Ótima resenha! Beijos.

    Gustavo Valim
    Jantando Livros
    http://jantandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário (:
      Aah, Férias! não li ainda acredita?!
      AHSUAHSUAUSH'
      Mas li "Casório?!", "Tem Alguém Aí?", "É Agora... Ou Nunca!", "Sushi" e tô enrolando pra ler (pqe são pesados e não dá pra carregar o tempo todo) Um Bestseller para chamar de meu e Los Angeles. HaHa'
      Nem todos da Família Walsh, mas curto a Marian Keyes mesmo assim *--*
      Doida pra ler o livro da Helen ><' Mas ainda não foi lançado por aqui... ;/

      Excluir
  5. Oi Mirely!
    Eu já recebi muitas indicações para ler esse livro e para ler algum livro da autora porém. Até tenho vontade de ler alguns, mas já vejo que Melancia não irá me agradar muito, é horrível quando colocamos expectativas demais num livro e ele não supera nem metade né?

    Beeijos,
    iSteh

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela resenha! Estou ansiosa para ler Melancia e espero não me decepcionar.
    Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma amiga viciada em Marian, mas eu mesma nunca me interessei. SEmpre vi aos montes o Melancia por aí, mas realmente não senti vontade. E pela sua resenha, também não tive a vontade despertada.

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita curiosidade em ler ''Melancia'', sempre li resenhas bem positivas sobre o mesmo, no entanto, essa é a primeira que leio da qual o leitor não se entusiasmou. Mesmo assim Mirely, gostei muito de sua opinião e amei o final de sua resenha e já estou curiosa pela família Walsh.

    ResponderExcluir
  9. Desde que vi a capa desse livro em seu lançamento achei muito legal e me interessei por ele. Andei lendo resenhas e comentários, mas ainda não tive a oportunidade ($$$$) para poder comprar e pretendo fazer isso logo. Gostei muito da sua resenha, excelente.

    ResponderExcluir
  10. Muita gente fala dos livros da Marian Keyes.. Eu nunca tive vontade e nem oportunidade de lê-los.
    Mas quem sabe um dia me bata curiosidade, um chick-lit às vezes é bom né?! hahaha
    Ótima resenha, parabéns :)

    ResponderExcluir
  11. Eu já tinha visto esse livro, muitas vezes, mas nunca me interessei em lê-lo sei lá, ele nunca me chamou entende? mas eu acho a capa muito bonitinha e nem fazia ideia de que ele falava de uma mulher que foi deixada pelo marida depois de dar a luz, achava que se tratava de outra coisa, uma coisa mais de criança, erro meu não ter procurado saber, mas quem sabe um dia eu digo um dia mesmo eu mude de ideia.

    ResponderExcluir
  12. Esse foi o primeiro livro da Marian que li... me lembro q vi uma amiga com ele nas férias na beira da piscina.. peguei pra dar uma folheada e depois pedi emprestada..rsrs
    Apartir dai me viciei nela... Mas o livro dela que mais gosto é " Casório?!"

    ResponderExcluir
  13. Eu li Melancia e fiquei como você em opinião. Também devido a tanta gente falar super bem e o preço lá no alto, eu fui com bastante sede ao pote. Não é um livro ruim, mas não simpatizei com Claire, ai complica rs. Tenho também na estante "Sushi" da autora, mas ainda não me aventurei a ler.

    ResponderExcluir
  14. Aconteceu a mesma coisa comigo quando li um livro de Marian Keys. Contudo, ao invés de Melancia, o livro foi Sushi. Sério, que livro chato! Juro a você que depois da experiência horrível que eu tive com esse livro, eu não sei se darei uma chance a outro livro da autora não... No meu caso, o que mais me deu raiva durante a leitura foi a repetição das descrições sobre o cotidiano enfadonho da personagem principal, era tão chato ler aquilo que era impossível não bocejar durante todo o tempo e postergar a leitura até não poder mais. Além disso, apesar do livro ser considerado chick-lit tenho que confessar a você que não dei um sorriso sequer. E foi por essas e por outras que acabei abandonando o livro (coisa que eu não faço). Sorte que era um exemplar emprestado porque se eu tivesse pagado por ele, com certeza teria chorado. -rsrs-

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Já ouvi muito falar deste livro mas não me interessei muito não,agora depois da sua resenha acho que deixo passar esta.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Poxa Mi, estava com tantas esperanças com livro! Mas não desistirei, vou ler quando tiver a oportunidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, não quis desencorajar ninguém, não leve a mal.
      Eu só não curti. Mas tenho uma amiga com gostos super parecidos com os meus, mas que amou o livro. Bom, nada contra. Nem todos os gostos são iguais, e respeito a opinião dela.
      Quem sabe você curte também ><'
      Dá uma chance, haha (:

      Excluir
  17. Já vi críticas bem positivas a cerca dos livros da Marian Keyes, mas por incrível que pareça eu ainda não consegui me interessar por suas obras. É o caso de Melancia. Mesmo assim, acredito que eu vá, um dia, dá a chance para as obras dela, mas não começaria por Melancia, e sim por um outro livro.
    Gostei de sua resenha, Mirely.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, sempre pensei que fosse um ótimo livro, principalmente por ver bastante elogios. Queria muito esse livro, mas sinceramente estou com pé atrás. Sei então, que não vou compra-lo, mas ganhar ele de presente e dar uma chance a leitura não é má ideia. Pobre Kate! :/

    ResponderExcluir
  19. Tive que abandoná-lo, porque é muito chato e sem noção, seu eu pudesse rasgava o livro inteiro! Até pensei em nunca mais ler nada da Marian, mas ainda bem que peguei o Cheio de Charme e me surpreendi, nem parece a mesma autora. Dê uma chance a outros livros dela, de preferência sem ser da Família Walsh! =D

    ResponderExcluir
  20. Houve uma época que eu ia dar uma chance a Marian Keyes mas depois de algumas resenhas negativas desisti. Já não sentia muita firmeza com as sinopses e depois então...

    Érica Martins
    Espiral dos Sonhos

    ResponderExcluir
  21. Eu li esse livro, e gosto muito, mas acho que é um exagero quando dizem que ele é hilário pq não é, a Claire vive mais da metade do livro deprimida, mas algumas coisas que ela fazia me deixaram em lágrimas de tanto rir, quando ela fala da camisola da mãe, até hoje quando lembro dou risada. Acho os livros da Marian Keyes muito caros mesmo, só compro qd entram em promoção, e já consegui pagar até 9,90 em um livro dela. Acho que vc vai gostar do Casório e do Tem alguém ai? mas não espere tanto quanto os comentários das capas sugerem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li ambos e curti bem mais que Melancia, posso admitir. Os livros são muito caros! E estão entrando em promoções só agora... Não vejo a hora de lançarem o livro da Helen loogo ><'
      É a irmã mais esperada, haha. Com certeza, minha preferida.
      Claire chata u_u

      Excluir
  22. Olá!Todas as resenhas que já li do livro sempre são otimas,e você é a primeira que leio que diz que não é tudo isso,obrigada pela sinceridade!
    Bom não tenho aquela empolgação para lê-lo,mas quem sabe mais a frente eu o leia.Sim o que me fez pensar assim em dar uma chance ao livro foi você.Tanto pel menininha que tem uma mãe chata como uma porta(hahahahaha) e pela familia que vai me arrancar risadas,eis ai um bom motivo para lê-lo(hahahaha).Mas vou deixar mais a diante,

    Valeu pela resenha,ela esta MARAVILHOSA!

    Beijokas Ana Zuky

    sanguecomamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dou a maior força para que tire suas próprias conclusões ><'
      Não sou fã de desencorajar as pessoas já que cada um tem um gosto único.
      Bom saber que meu poder de persuasão funciona, AHSUAHSUHAUSHUAHS'

      E obrigada, de verdade *--*
      [/Primeira resenha que escrevi XD

      Excluir
  23. Quando olhei o livro, a capa pensei que se tratava de Magali(personagem do Mauricio de Souza), rsrsrs, mais ai lendo a resenha, pode percebi
    que não tinha nada a ver com turma da Mônica, mais uma historia triste e depressiva, Claire poderia ter se superado e dado a volta por cima logo, erguer a cabeça e recomeçar e só quando conhece Adam que o livro parece ficar divertido(deve ser um cara e tanto, mas despertou minha curiosidade, quero ler a trilogia: Melancia, Casório e Tem Alguém Aí?.
    :)

    ResponderExcluir
  24. Pooooxa, e os livros dela são enormes né?? Não li nenhum, e também não me interessei pelos livros da autora. Sacanagem o marido largar a esposa num momento tão especial, delicado e frágil como esse...

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  25. A Claire é uma chata mesmo. Me irrita demais!! O primeiro livro que li da Marian Keyes foi Sushi, e gostei mais. Depois foi Los Angeles, mas o problema de Claire é o problema de todas as protagonistas dos livros dela: teimosas e ficam no campo da depressão se sentindo as vítimas tempo demais do livro. Enfim, li Melancia e acabei me irritando com a autora. Férias segue o mesmo nível de chatice, mas o final compensa.

    ResponderExcluir
  26. Li o livro em pdf na net.... Pois ja tinha visto alguns comentários e estava meio em dúvida se comprava ou não... Não sei se o arquivo estava incompleto ou se o livro termina assim mesmo. Você poderia me ajudar a esclarecer isso?? rsrsrrss Não é possível!!! Será?? É esse mesmo o final??
    — Foram os cem paus mais fáceis que já ganhei.
    E completou, parecendo muito satisfeita:
    — É isso aí. Devo dizer que as coisas saíram muito
    bem. Não podiam ter saído melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa a demora, estava sem meu exemplar :/
      Então... o livro acaba exatamente assim! Hahaha'
      Obrigada por comentar u.u

      Excluir